Os principais medicamentos usados para controlar o Colesterol, classe das chamadas Estatinas, são utilizados há muitos anos e com milhares de estudos realizados no mundo todo demonstrando benefício em reduzir Infarto do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral ou “Derrames”, Insuficiência Arterial Periférica (evitando tromboses, amputações e entupimento das carótidas) e inclusive com redução de Mortes.
Porém, nos últimos anos, alguns profissionais do Brasil e outros países tem insistido muito que são drogas plantadas pelos laboratórios por motivos comerciais, que provocam o Diabetes, aumentam chances de cânceres, além de problemas em fígado e músculos. A meu ver, apesar de alguns destes possuirem ótima formação médica e científica, querem obter exposição na mídia com estas sugestões contrárias, pois tudo que vem contra o que é feito de rotina pela imensa maioria chama sempre mais atenção.
Informo à vocês que todos estudos são realizados com comitês científicos bem estruturados, controle de segurança dos resultados e demonstração por grandes centros de pesquisa ligados às mais importantes Universidades do mundo . Sim, como todas as drogas, as Estatinas também tem efeitos colaterais, ainda que bem pequenos.
Em razão destas dúvidas plantadas nas redes sociais, milhares de pessoas com indicação destes medicamentos para reduzir chances de doenças cardiovasculares tem interrompido seu tratamento contÍnuo.
Recente publicação analisando inúmeros estudos comprovou a grande importância da Estatinas. Dr. Rory Collins, um dos autores da Universidade de Oxford disse em 09/08/16 que :
O número de pessoas que evitam ataques cardíacos e cerebrais com uso contínuo de Estatinas é muito maior que aqueles com algum efeito colateral.
Dr. Rory Collins
A publicação confirma que a utilização de estatinas potentes em cerca de 10.000 pessoas durante 5 anos, pode reduzir eventos cardíacos e cerebrais em 1.000 pacientes com doenças preexistentes (LANCET).
Portanto, caros clientes e amigos, as Estatinas são SIM muito importantes para prevenção e tratamento de doenças, sendo os benefícios enormes, e malefícios como efeitos colaterais muito pouco expressivos e sem gravidade.
Não deixem de tratar por conta de algo que tenham ouvido ou lido, sigam sempre orientação médica dos especialistas.
Carmelina Maria de Camargo Carvalho
Dr. Paulo, parabéns, ótimo texto! Como sua paciente e por estar com 67 anos, não fui fazer meu check up anual, com medo da pandemia. O Dr. acha, que passado esse novo lockdown poderia marcar uma consulta no seu consultório ou devo esperar ser vacinada?
Meu nome é Carmelina Maria de Camargo Carvalho e eu sempre vou com minha irmã Maria Teresa de Camargo Carvalho. A nossa mãe era sua paciente de muitos anos, Lazara de Camargo Carvalho, que faleceu em 2011.
Dr. Paulo José Bertini
Carmelina, estamos atendendo com toda a segurança no consultório. Caso queira aguardar depois da primeira dose da vacina o telefone para agendamento é (11) 3685-2525.