Todos os anos, muitos pacientes com doenças do coração me fazem esta pergunta entre o outono e inverno. E sempre dou a mesma resposta:
Sim, você DEVE tomar sem dúvidas. Ambas vacinas existentes em nosso país são eficazes e seguras. A vacina trivalente protege contra três tipos de vírus que causam gripe. Já a quadrivalente protege contra quatro tipos, três que estão contidos na vacina trivalente e mais uma cepa.
TRIVALENTE = AH1N1 + AH3N2 + B QUADRIVALENTE = AH1N1 + AH3N2 + B + B
Além de reduzir a gravidade das gripes, levando a menor taxa de complicações e consequentes internações por quadros respiratórios mais sérios, elas também são importantes para o coração.
A Influenza é uma doença infecciosa altamente transmissível, com grande impacto na saúde pública mundial, principalmente em períodos de epidemias. As pessoas acima de 65 anos ou que tem doenças crônicas cardíacas, pulmonares ou metabólicas são as que tem mais complicações.
A relação entre infecção por Influenza e Pneumonias praticamente dobra, e logo após Pneumonias pós Influenza sempre aumenta a incidência de Insuficiência Cardíaca, Angina Instável ou Infarto do Miocárdio e Arritmias Cardíacas.
Em um Estudo no Reino Unido, a infecção por Influenza nos meses de inverno aumentou em cinco vezes o Infarto Agudo do Miocárdio e três vezes AVC ou Derrame nos primeiros 3 dias, caindo posteriormente.
Por outro lado a vacinação se provou muito eficaz em prevenir estas doenças.
Vários estudos realizados no mundo todo confirmam que a vacinação eficaz reduz em média entre 20 a 40% das internações, complicações após infarto do miocárdio ou mortalidade por doenças cardiovasculares em geral.
Portanto, podemos concluir que a vacinação regular para Influenza é muito importante para reduzir risco de doenças cardiovasculares e suas complicações incluindo morte. Particularmente os idosos, mas também os mais novos que tenham doenças cardíacas prévias, DEVEM ser vacinados anualmente.
Aparecida Hilario
Dr. Paulo, tenho grande admiração pelo Senhor. A mais de trinta anos salvou a vida da minha mãe, socorrendo a em seu próprio carro, levando ao hospital. Ela passou mal em seu consultório.
Mas, Dr Paulo, o que quero lhe dizer: meu esposo (já passou em consulta com o Sr). Ele sofreu um avc em 2014, desde então bem decaindo a cada dia. Só ficou bem quando passou em consulta com o Sr e, tomou medicação que o Sr. receitou. Hoje, estou desempregada por conta de cuidar dele. Por este motivo, não está sendo possível pagar a consulta com o Sr. por isso lhe peço, por favor, faça um preço menor, pra eu poder pagar e conseguir uma consulta com o Sr.
Grata 👋
Dr. Paulo José Bertini
Olá, Aparecida. Por favor entre em contato pelo telefone (11) 3685-2525 e fale com a Claudia vamos ver para você.